Comida coreana

quarta-feira, 8 de abril de 2009
Já se foi o tempo de que a carne de cachorro é o prato principal e essencial na casa de qualquer coreano.

Atualmente, os cachorros viraram membros das famílias coreanas, assim como no Ocidente. A prática de degustar a carne canina vem decaindo nas Coréias. Atualmente, a carne de cachorro vem cozida dentro de uma sopa, com vegetais, e servida com mais incidência no interior do país de origem.

Os pratos coreanos não são complicados de serem feitos. Comparando com a cozinha japonesa e a chinesa, nas Coréias não utilizam tanto óleo quanto os chineses, mas se cozinha os alimentos mais do que os japoneses. A culinária coreana é conhecida por ser muito apimentada e temperada. Os ingredientes mais utilizados são o alho, cebolinha verde, gengibre, molho de soja, molho de pimentão, óleo, pimenta vermelha, sementes de gergelim e o vinagre.

Panquecas, massas, frutos do mar, risotos, Pajeon (legumes e frutos do mar fritos), pratos com macarrão, Sundae (salsicha recheada com feijão e vegetais), Ramyeon (lámen - macarrão com ervas e legumes - com carne de porco ou peixe) e o Gimbap (uma espécie de sushi feito com arroz, alga, legumes e omelete) são pratos muitos apreciados entre os coreanos.

Porém, a base de qualquer refeição é composta por arroz, sopas e o tradicional prato Kimchee. Na mesa, além da trinca básica, existem os banchans, diversas tigelinhas com vegetais, temperos e pequenas frituras. Em restaurantes, os banchans geralmente são repostos gratuitamente.

As sopas são geralmente feitas com legumes e vegetais, carnes, peixes ou frutos do mar. Uma pasta de pimenta temperada e misturada com vinagre, açúcar, peixes e frutos do mar também é muito apreciada.

O prato mais conhecido na culinária coreana é o Kimchee, alimento que estimula o apetite e é rico em fibras e vitamina C. Feito com quase todos os vegetais, o Kimchee tem mais de 150 maneiras diferentes de ser preparado. O prato é uma conserva de vegetais, feito geralmente com acelgas. O Kimchee é um alimento muito apimentado, pois contém pimenta vermelha em pó ou em pasta.

A culinária coreana consiste em uma dieta saudável, à base de nutrientes sem muita gordura. Para saciar a sede, os coreanos bebem chá, servido muito quente no inverno e muito gelado no verão.

Etiqueta:

- Cada pessoa possui sua própria tigela de arroz e de sopa.
- Na etiqueta coreana, não ergue a tigela ao comer, uma prática feita na culinária japonesa e chinesa.
- Os coreanos utilizam tesouras em suas refeições. São utilizadas para cortar costelas, assados e grandes fios de macarrão.
- Quando for degustar fatias grelhadas, segure a alface aberta, na mão esquerda. Com o hashi, coloque o arroz, a carne e os temperos, como se estivesse montando um sanduíche. Enrole com as mãos e aí sim, coma.
- Para os coreanos, muita conversa entre as refeições traz má sorte.
- Na culinária coreana, o principal objetivo na refeição é matar a fome ao invés de saborear a comida.
- A tradição coreana diz que não podem faltar três cores na mesa: o branco (o arroz), o vermelho (a pimenta) e o verde (as verduras).

0 comentários: