VILHENA é a cidade com o maior número de portadores do vírus do HIV do estado de Rondônia!
“Mas se considerarmos que muitos tiveram o vírus identificado em laboratórios fora da cidade e até em outro estado, fora aqueles que têm o vírus e ainda não sabem, podemos afirmar que este número é muito maior”, pondera a coordenadora do SAE e do programa DST/Aids, Maria Zilda Golin.
Só em 2009 foram registrados 18 novos casos em Vilhena, sendo quatro deles apenas nesta semana. O número de mulheres com o HIV é superior ao de homens, diferente da posição nacional.
Ore e aja em favor dos cristãos presos
Na China, o pastor Hua Huiqi foi preso e agredido fisicamente por causa de suas atividades cristãs. Enquanto batia no pastor, o agressor dizia "Eu vou estrangular você, e quero ver se continuará pregando o evangelho". Hua Huiqi foi solto, mas precisa de nossas orações para que permaneça firme e se recupere rapidamente.
O cristão chinês Shi Weihan foi condenado a três anos de prisão. Após diversos períodos encarcerado, ele foi julgado e recebeu essa sentença. Os advogados esperam que ele consiga liberdade condicional por motivos médicos.
Na sexta-feira, 12 de junho, o Irã reelegeu Mahmud Ahmadinejad como presidente do país. Preocupando–se com nossos irmãos iranianos, a Portas Abertas iniciou uma campanha de cartas para o presidente do Irã em favor dos cristãos naquele país.
Todos os dias, o Senhor nos dá a oportunidade de agirmos em favor de nossos irmãos. Faça sua parte como Corpo de Cristo: ore e aja. Deus nos dá essa benção de podermos ser resposta de oração na vida dos cristãos perseguidos, ainda que eles estejam, fisicamente, tão distantes de nós.
Mobilize outros a orar e agir também.
Muçulmanos expulsam crentes de lugar de culto na Tanzânia
Radicais expulsaram os membros da Igreja Pentecostal Zanzibar (Kanisa La Pentecoste Zanzibar) de um culto em uma casa alugada em Ungunja Ukuu. As restrições á compra de terrenos para Igrejas diminuiu as tentativas da congregação de encontrar um novo lugar de culto.
Furiosos com um recente crescimento da evangelização na área, os muçulmanos fizeram diversas ameaças aos cristãos, dizendo para que interrompessem suas atividades. A igreja havia realizado uma campanha de evangelismo de porta em porta, encerrada com uma celebração de Páscoa.
“Radicais muçulmanos contaram sobre a campanha para Mgomba, o líder do vilarejo, que, por sua vez, ordenou que ninguém realizasse atividades cristãs em sua jurisdição”, disse Obeid Fabian Hofi, bispo da igreja.
Na manhã do ataque, mais de 20 membros da igreja estavam reunidos quando souberam que os muçulmanos iriam atacá-los. Quando o grupo se aproximou, todos fugiram para salvar suas vidas.
“O grupo gritava, dizendo: ‘Não queremos a igreja aqui – eles devem ir embora e nunca mais voltar!’”, disse um cristão que pediu anonimato.
Um muçulmano alugou sua casa para um membro da igreja, Leah Shabani, que depois decidiu fazer dali um lugar para reuniões. A igreja, que existe há sete anos, tinha mais de 30 membros no início desse ano. Sem lugar para cultuar, muitos cristãos viajam até a cidade de Zanzibar.
Quando a Igreja relatou o ataque para o chefe da área, Jecha Ali, ele disse que não poderia ajudá-los.
“Essa propriedade não é minha – se o dono se recusa a deixar vocês cultuarem lá, então eu não posso fazer nada”, disse Ali.
“Até agora, a polícia não fez nada. Estou muito preocupado com a situação espiritual do meu rebanho, já que meus apelos não são atendidos. Ninguém está preparado para ouvir nossas reclamações. Estamos lutando e perdendo, pois somos governados por muçulmanos”, diz Hofi.
“Agora a igreja está arrecadando dinheiro para que os membros logo tenham um lugar para se reunir. Estamos confiando na providência de Deus.”
Quem é Ele ?
Vitória no Sri Lanka, preocupação na China e liberdade no Iraque!
Tiago 5.15
Esse versículo faz referência não somente aos que têm alguma enfermidade física, mas também àqueles que estão doentes no espírito. Nossos irmãos perseguidos enfrentam tantas dificuldades que os enfraquecem, muitas vezes. Mas a palavra nos ensina: uma oração feita com fé é capaz de curar o doente. Pois, por meio dessa oração, o Senhor agirá na vida de quem está necessitado. Não importa a distância que separa as pessoas, a "oração é como um míssil, que sempre acerta seu alvo no tempo exato".
O conflito no Sri Lanka terminou, com a vitória das tropas do governo sobre o grupo rebelde Tigres de Libertação da Pátria Tâmil. Essa é uma boa notícia para os cristãos no país.
Já se passaram mais de 100 dias desde que o advogado chinês de direitos humanos Gao Zhisheng foi visto pela última vez. A comunidade internacional está se mobilizando em oração e ação em favor desse irmão. Interceda você também.
No Iraque, o professor cristão Namir Nadhim foi solto depois de oito dias no cativeiro. A libertação só foi possível graças à unidade e envolvimento de líderes cristãos e muçulmanos. Agradeça a Deus pelas orações respondidas em favor desse irmão.
Temos visto que o Senhor ouve o nosso clamor. Ao mesmo tempo que recebemos diversos pedidos de oração por muitas coisas que têm acontecido com nossos irmãos ao redor do mundo, também vemos a resposta e o agir de Deus em muitas outras.
Não desistam de orar por nossos irmãos. A oração de fé levanta os feridos.
Deus vos abençoe
Líderes da Assembléia de Deus são brutalmente assassinados na Colômbia
Naquela sexta-feira, Jose e a esposa Emilse haviam decidido ficar em casa e não frequentar o culto na igreja Assembleia de Deus na cidade La Esmeralda. Ele e a esposa eram líderes da denominação na região que moravam.
Jaime, pai de Jose, que também é cristão, testemunhou a morte do próprio filho e da nora. Ele não conseguiu explicar porque o filho teria inimigos. Assim que o assassino sobrevivente fugiu, os pais de Jose levaram seu corpo e de sua esposa até o pronto-socorro mais próximo, dali eles foram transferidos para um hospital em Saravena, no qual chegaram cerca de 20h. Eles ainda respiravam, mas tinham poucas chances de sobreviver. Os médicos tentaram de tudo por várias horas, mas nenhum dos dois resistiu.
Assim como acontece com muitos dos ataques e assassinados na região, nada foi publicado sobre o incidente, nem na televisão ou no rádio local.
Jose trabalhava em sua igreja local e periodicamente viajava para ministrar às comunidades indígenas de Tunebo em El Viagia, região que acompanha o Rio Arauca. Sua esposa, Emilse, era uma das líderes de jovens da igreja.
A filha de nove anos, Heidy, viu as feridas dos pais antes deles serem levados para o pronto-socorro. Aquela era a última vez que veria os pais vivos. Foi uma cena que ela se relembra com muita dor, mas tenta esconder. Ela não estava em casa quando os atiradores chegaram. Ainda assim, ela não consegue esconder dos avós a tristeza que sente. Eles também são membros da igreja de Jose.
Ela disse: “Agora meus pais estão no céu com Jesus e com meus avós”. A irmã, Ambar Gricet (dois anos de idade), e o irmão Juan Jose (dois meses de idade), ainda não compreendem o que aconteceu. Heidy sabe que um dia terá que contar a eles porque é que os pais nunca mais poderão segurá-los nos braços. Seus pais e avós viviam na mesma casa na cidade de La Esmeralda e compunham uma família bem conhecida não somente na igreja, mas também na comunidade, por causa da dedicação que tinham à causa de Cristo.
Os avós e as três crianças terão que sobreviver através da pequena mercearia que é parcialmente suprida com os produtos que eles mesmos cultivam em uma fazenda fora da cidade.
Tanto Jose quanto Emilse tinham todo um passado com um grupo paramilitar. Jose era o encarregado do recrutamento e da propagação da ideologia política, mas ele havia deixado o grupo havia oito anos. Emilse trabalhou para um grupo na cidade, mas já estava afastada por mais de cinco anos. Ambos nunca haviam recebido ameaças, mas isso já havia acontecido com alguns outros ex-soldados que tinham se convertido. Os avós acreditam que a posição que ostentavam de líderes da igreja gerava um risco de vida muito maior do que apenas o fato de que no passado tivessem ligação com grupos paramilitares.
Os grupos guerrilheiros têm ameaçado e atacado pastores e comunidades cristãs que não seguem as regras que eles impõem à região. Jose visitava a comunidade de Tunebo, que é uma das mais fechadas ao evangelho. Os habitantes da região o recebiam muito bem e eram discipulados por ele através da Palavra de Deus. Entretanto, Jose estava violando uma das regras daqueles grupos paramilitares que proibia o proselitismo religioso entre os indígenas.
Marcha em protesto e busca por justiça
As mortes violentas de Jose e Emilse chocaram as pessoas desta cidade e as incitaram a fazer algo. No dia 10 de maio, os pastores e cristãos da região fizeram uma marcha pacífica pela cidade para pedir por justiça e pelo fim dos assassinatos de pessoas inocentes. Todas as denominações, em parceria com diversos grupos seculares e empresas, estiveram representadas no protesto para mostrar a unidade que têm. Eles estavam indignados e queriam mostrar suas objeções a esses assassinatos. Até a mídia local transmitiu o evento, fazendo com que as pessoas vissem que o casal morto era formado por duas pessoas honestas, que somente fizeram o bem para a cidade e para a sociedade, e que isso não pode ser esquecido.
O pastor Fidel Montañéz, da igreja Assembleia de Deus em La Esmeralda, disse: “As marchas não mudam o coração dos paramilitares, mas esse é um ato público que mostrará o passo inicial que foi tomado em La Esmeralda, porque nossos irmãos têm sido mortos não somente aqui, mas no estado inteiro”.
A igreja cristã por toda a região de Arauca está em alerta. Os paramilitares ameaçaram todos os cristãos que não seguem suas ordens. Eles foram classificados como inimigos da causa paramilitar.
Notícias do Egito e Uzbequistão
No Egito, muitos muçulmanos estão usando a gripe suína como pretexto para perseguir os cristãos coptas. A criação de porcos é a fonte de sustento para esses cristãos, portanto, o extermínio desses animais pode afetar a vida dos coptas.
Muitos cristãos que estavam presos em delegacias da Eritreia foram transferidos para o Campo de Concentração Militar de Mitire. Entre eles, pastores de diversas denominações. Leia mais e interceda.
O pastor Dmitry Shestakov, do Uzbequistão, foi preso em março de 2007, condenado a quatro anos de prisão. A condição do campo de trabalho onde ele está é extremamente severa, e sua saúde está debilitada. Por esse motivo, a Portas Abertas Internacional está promovendo uma campanha de Ações Institucionais em favor dele. Participe enviando cartas ou emails.
Nossos irmãos perseguidos continuam confiando no Senhor e no Seu amor, pois sabem que Ele cuidará deles. Coloque sua confiança no Senhor e alegre-se. Ele está cuidando de você.
Notícias
Nossos irmãos perseguidos, assim como nós, passam por momentos que parecem não ter o controle de Deus. Para eles, mudanças políticas, prisões, perseguição. Para nós, doenças, finanças. Para ambos, assassinatos, estupros, mortes, desânimo. Independente do que estamos passando, devemos ter a consciência de que Deus está agindo em nosso favor.
No Peru, o coronel David de Vinatea foi demitido de seu emprego de professor porque os pais dos alunos descobriram que ele havia sido preso. Acompanhe o caso no site portas abertas e interceda por esse irmão querido.
Na Indonésia, um casal de cristãos foi assassinado em sua própria casa, e os culpados não foram identificados. Isso só reafirma a constante violência contra cristãos na ilha Sulawesi.
Louve ao Senhor, porque as autoridades permitiram que acontecesse um grande culto público de Páscoa no Vietnã. Mais de 15.000 pessoas compareceram e muitas se entregaram ao Senhor Jesus.
Ultimamente temos visto muitas mudanças políticas ocorrerem em diversos países. São eleições, mudanças de liderança, golpes e relações internacionais.
Que nós e nossos irmãos perseguidos tenhamos a consciência de que tudo coopera para o bem dos que amam a Deus, mesmo que ainda não consigamos enxergar isso no momento.
Pés formosos
( Os Proclamadores entram e postam – se num plano mais elevado no recinto.)
1º PROCLAMADOR – Que formosos são sobre os montes os pés do que anuncia as boas novas e que faz ouvir a paz!
2º PROCLAMADOR – Que formosos são sobre os montes os pés do que anuncia as boas novas e que faz ouvir a salvação!
1º PROCLAMADOR – Pés formosos... os pés daqueles que em atenção ao “Ide”. Saem pelos caminhos e atalhos convidando a todos para o festim da salvação!
2º PROCLAMADOR – Pés formosos... os pés daqueles que em nada consideram a vida preciosa para si próprios, contanto que completem a sua carreira e a missão que receberam do Senhor Jesus para testemunhar o Evangelho da graça de Deus!
PROCLAMADORES – (Juntos) Pés que marcaram a história e se fizeram exemplo para a geração presente!
(Entram os 7 Comentaristas e assumem lugar no centro do recinto.)
COMENTARISTAS –(Juntos, dando um passo à frente) “Eis sobre os montes os pés do que anuncia boas novas, do que anuncia a paz”!
1º COMENTARISTA – Pés formosos dos pastores de Belém que foram apressadamente ao encontro do Salvador prometido “e, vendo-o, divulgaram o que se lhes havia dito a respeito deste menino. Todos os que os ouviram se admiraram das coisas referidas pelos pastores”(Lc 2. 17,18).
3º COMENTARISTA – Pés formosos do ex-endemoninhado gadareno que tendo recebido do seu Libertador, Cristo Jesus, o encargo de anunciar aos seus todo o bem que recebera, “foi, e começou a proclamar em Decápolis tudo o que Jesus lhe fizera; e todos se admiravam” (Mc 5.20).
4º COMENTARISTA – Pés formosos de Maria Madalena, aquela que teve o privilégio de ser a primeira a ver e a falar com o Salvador ressureto. “E, partindo ela, foi anunciá-lo aqueles que, tendo sido companheiros de Jesus, se achavam tristes e choravam”. Disse ela : “Vi o Senhor! E contava que ele lhe dissera estas coisas” (Mc 16.10 e Jô 20 .18).
5º COMENTARISTA - Pés formosos do evangelista Filipe, que corria ao lado do carro do tesoureiro etíope,a fim de anunciar-lhe o Evangelho.Então o tesoureiro convidou Filipe a subir e a sentar-se junto a ele. E Filipe anunciou-lhe Jesus. E o tesoureiro foi seguindo o seu caminho cheio de júbilo, conforme está registrado em atos dos Apóstolos.
6º COMENTARISTA - Pés formosos dos missionários Daniel Berg e Gunnar Vingren, que não sendo desobedientes à visão celestial, chegaram ao Brasil em 19 de novembro de 1911 para partilharem aos brasileiros a experiência pentecostal. A chama do Espírito logo foi acesa, dando origem às assembléias de Deus, hoje espalhadas pelo país inteiro e além-mar, graças aos pés formosos daqueles que deram continuidade à obra pentecostal.
7º COMENTARISTA – Pés formosos de milhares de missionários que atenderam a chamada divina e partiram para terras estranhas e inóspitas, para serem porta-vozes das Boas Novas,notificando aos homens e mulheres que todos em toda parte se arrependam, ainda que isso lhes custasse perseguições,torturas e até a morte.
(Os comentaristas cantam o hino 558, “Aquele que leva a Preciosa Semente”, do Hinário para o Culto Cristão, ou outro relacionado ao mesmo tema, saindo em seguida.)
1º PROCLAMADOR – Pés formosos... Pés dos atalaias da paz que saem andando e chorando enquanto semeiam, mas voltarão com júbilo, trazendo os seus “feixes” , pois “os que com lágrimas semeiam, com júbilo ceifarão”!
2º PROCLAMADOR – Pés que a cada dia vão mais longe, semeando a preciosa semente da Palavra de Deus, certos de que no tempo certo hão de aparecer os frutos do seu trabalho realizado à custa de muito suor e até sangue.
1º PROCLAMADOR – Que outros pés se disponham a sair fora do arraial levando a mensagem da cruz, não somente em linguagem de sabedoria, mas em demonstração do Espírito e de poder!
2º PROCLAMADOR – Avante, falange missionária! O mesmo Deus que vos chamou e enviou, !vos há de aperfeiçoar,firmar,fortificar e fundamentar”. É Ele quem vos diz:
( Saem os Proclamadores.)
-Extraído do livro jograis e Representações Evangélicas –José Viana dos Santos – CPAD -"Tudo coopera para o bom andamento da obra de Deus
Guarde o seu coração em Deus
|
| 22 de abril de 2009 | |
| ||
Quer saber qual produto Windows Live combina melhor com o seu perfil? Clique aqui e descubra!
Vamos esperar pela salvação do Senhor
|
| 14 de abril de 2009 | |
| ||
Quer saber qual produto Windows Live combina melhor com o seu perfil? Clique aqui e descubra!
A vida de um hindu transformada por Jesus
Esta descrição enquadra-se num homem chamado Sumitr, mas isso é só parte da história. Por muitos anos, a esposa dele carregara um tumor no peito, além da realidade do filho dela, que abandonou seus pais para se afastar do ambiente hostil no qual vivia com o próprio pai.
Sumitr vive em Kerala, província localizada ao sul da Índia. Um dia, ele convidou o missionário Nabhoj Vaman, do ministério Gospel for Asia (GFA, sigla em inglês), a visitá-lo em sua casa. Disse ao pastor que queria ouvir falar de Jesus.
Mas o verdadeiro motivo daquele homem era zombar do cristianismo. No entanto, Deus tinha outros planos.
Quando o pastor Nabhoj chegou, Sumitr começou a fazer várias perguntas a respeito de Cristo. Ao final da discussão, Sumitr ficou surpreso com as concepções errôneas que tinha sobre a fé cristã.
Ansioso em aprender mais, ele aceitou o convite de Nabhoj para visitar uma igreja e, após observá-la, Sumitr entregou sua vida para Cristo.
A notícia da conversão de Sumitr se espalhou pela vila. Quando os amigos dele ficaram sabendo, imediatamente foram ao encontro de Sumitr e tentaram convencê-lo a desistir do cristianismo.
Eles até ameaçaram ferir sua esposa, caso discordasse em desistir de ser cristão.
Ainda assim, Sumitr sabia que Jesus era o único que tinha mudado sua vida, fazendo com que recusasse a coação de seus amigos. Percebendo que Sumitr realmente tinha se convertido, acabaram desistindo e o deixaram em paz.
Agora a família de Sumitr está muito feliz e radiante com Jesus. Sumitr e sua esposa foram batizados. Deus curou o tumor no peito de sua esposa através das orações de Nabhoj e o filho do casal se reintegrou à família.
Deus está sendo louvado por esse milagre e Nabhoj pede por oração à Sumitr e sua família para que se fortaleçam na fé.
Fazendo a vontade do Senhor
Personagens:
Jesus ( vestido a caráter )
Mendigo ( sem restrição, porém vestido a caráter )
Drogado ( homem jovem, maltrapilho )
Cartomante ( mulher, vestido a caráter )
Cliente da cartomante ( sem restrição )
Pâmela ( jovem / adulta )
Guilherme ( jovem, portando uma bíblia )
Sandra ( jovem / adulta )
Henrique ( jovem / adulto, em cadeira de roda )
Cenário: Nenhum específico (único)
Necessário: Música ( reflexiva / triste para a cena 1 e a entrada de Jesus, na cena 2 )
** Obs: Pâmela, Henrique, Guilherme, Sandra e o cliente da cartomante iniciam a peça sentados - espalhados - entre o público e entram em cena no decorrer da peça. Henrique é um deficiente físico portador de uma cadeira de rodas.
Cena 1:
** Entram em cena respectivamente o drogado, o mendigo e a cartomante. Cada um deve falar ao público, no centro do palco, e depois se colocar mais ao fundo ( do palco ). As demais cenas ocorrem um pouco mais a frente / centro do palco ( ou abaixo, se não houver espaço ).
Mendigo ( entra falando... ): Eu moro na rua há três anos.... Meus pais mudaram do norte pra cá sem um real no bolso. Me lembro que nós iríamos atravessar a avenida, quando um caminhão veio e atropelou a gente. Eles morreram na hora e eu fiquei um mês em coma. Quando sai do hospital, não tinha ninguém na porta me esperando... Não tinha casa pra ir. Ninguém pra cuidar de mim e muito menos o que comer. Acabei sendo acolhido por uma família que mora embaixo da ponte. Lá, passamos muito frio e vivemos de restos de comida. Todos os dias, eu e meus irmãos reviramos as latas de lixo em busca de restos de alimentos, que levamos pra debaixo da ponte pra dividir com o resto da família. Infelizmente, as pessoas passam por nós e nada fazem. Vêem a nossa miséria e viram a cara, com nojo da gente. O meu sonho é um abraço e prato de comida...
Cartomante ( entra falando... ): Eu posso ver o seu futuro. Eu tenho em minhas mãos o poder de saber o que vai acontecer com você. Eu posso desatar os nós da sua vida. Posso mexer no seu futuro e liberar o seu coração para o amor... Tenho o poder de limpar o seu caminho e tirar todas as pedras....
Vem ( para o público ), venha a minha tenda e eu jogarei cartas para você, venha....
(o cliente vai até ela, então eles sentam-se e seguem como que em uma consulta)
Drogado ( entra falando... ): Eu usei droga pela primeira vez com 11 anos; me lembro que foi só um cigarrinho de maconha... fumei uma vez, duas, três... depois eu experimentei a farinha. Cheirava uma e ó: decolava... Depois veio o êxtase; primeiro era só nas festas, depois era todo final de semana, até que eu passei a usar todo dia... Eu já não conseguia mais viver sem a droga... parecia que um bicho começava a gritar dentro de mim, me batendo e exigindo que eu usasse... Ai eu passei a vender as coisas de dentro de casa pra comprar a droga. Minha mãe bem que tentou impedir, mas meu pai me colocou pra fora de casa quando descobriu.... Então eu cheguei no fundo do poço... Na rua eu comecei a injetar na veia e: .... peguei Aids ! Isso mesmo, eu estou com aids !!! Agora as pessoas fogem de mim; me tratam como se eu fosse um animal. Eu fico na porta das igrejas mas ninguém nem olha pra minha cara... Eu preciso de ajuda, pois estou morrendo!
Cena 2:
** Jesus entra em cena ( um pouco mais a frente dos demais personagens ) e os observa... contempla a cena e se entristece muito com o que vê.
Então olha para o público a procura de alguém... Aponta para Pâmela, chamando-a
Pâmela: Eu ? Tem certeza Senhor ? Eu mesmo ?
** Então ela vai até Jesus, que lhe toca os olhos, como se estivesse abrindo-os... Logo Ele aponta para o mendigo, o drogado e a cartomante, mostrando a ela...
Pâmela: Ah... Senhor, o Senhor quer eu pregue pra eles ? Eu mesmo ?... Mas eles não vão me ouvir. Olha lá, eles estão cegos, presos nesse mundo, jamais darão ouvidos ao evangelho.
Manda eu ir pregar nas igrejas, na rádio, na televisão, acho que vai dar mais resultado.
Já pensou... eu dirigindo um programa de televisão toda chique, trazendo aqueles cantores famosos.... Ai sim Senhor, ai tenho certeza que iria ganhar muitas e muitas almas. Porque essas pessoas que estão ai, não vão querer saber... Eles não entendem! Olha, o sr podia me dar um carro, ai eu ficaria viajando pra vários lugares falando do seu amor Senhor... Pode ser assim ? Olha, como eu sei que o Senhor atende as nossas orações, eu já vou, pela fé, providenciar a papelada... ( Sai )
Jesus ( para o público ): não fostes que escolhestes a mim mas eu vos escolhi a vós para vades e deis frutos. Antes que o mundo ou qualquer homem fosse criado, eu sou. Não vos chamei para fazeres a tua própria obra mas sim para fazeres a minha obra. Tenho procurado corações dispostos a negar a própria vontade, mas não tenho encontrado. Tenho procurado entre o meu povo homens e mulheres que queiram trabalhar em oculto, mas só tenho achado quem brigue por cargos. Eles sonham em se promover, não em me agradar, preocupam-se em ser aprovados aos olhos dos homens, não aos meus.... na verdade, me louvam com os lábios mas seu corações estão longe mim !
Se queres agradar a Deus, apenas obedeça ! Como ouvirão se não há quem pregue ??? Quem ei de enviar ? A quem enviarei ???
** Jesus olha para os personagens ao fundo do palco novamente e se entristece muito... Então olha para o público a procura de alguém... Aponta para Guilherme chamando-o...
Guilherme: Eu Senhor ? Eu mesmo ? Oh glooooória !!!! Aleluia.... ( se ajoelha aos pés de Jesus ) obrigado Senhor, muito obrigado por me chamar para sua obra... Sim Senhor, envia-me a mim... aonde o Senhor me mandar, eu irei !!! ( levanta-se )
** Então Jesus lhe toca os olhos, como se estivesse abrindo-os e aponta para o mendigo, o drogado e a cartomante, mostrando a ele...
Guilherme ( coça a cabeça, pensa... ): Então Senhor, sabe o que é... é queee.... eu tô noivo e estou e prestes a me casar ! O Senhor entende né ?!? é difícil ficar sozinho... Então, a gente faz o seguinte: depois que eu me casar, eu vou !... ah não, pensando bem, eu não vou poder deixá-la sozinha né... então, eu caso, ai, depois de um tempo, eu vou... mas ai, como que ela vai ficar, né ?! Então Senhor, eu caso, tenho um filho ai vou; tá bom ? Isso, depois que eu tiver um filho, eu vou.... Eu prometo Deus, prometo, assim que o Senhor der um filho pra gente, eu vou, eu vou mesmo, eu juro! Tá ? Beleza ? Combinados assim ? agora eu vou ter que ir porque se não ela briga comigo, tá ? Eu te amo Senhor, eu te amo ! ( sai )
Jesus: Aquele que amar pai, mãe, esposa ou filhos mais do que a mim, não é digno de mim. Eis que tenho procurado entre o meu povo homens e mulheres que me amem acima de todas as coisas, mas poucos tenho encontrado... Infelizmente, o barulho do rádio e da televisão tem impedido meus filhos de ouvirem o grito das almas... infelizmente o meu povo, que se chama pelo meu nome, tem olhado apenas para suas próprias necessidades... muitos oram meses e até anos pedindo casas, caros e bens materiais, mas não oram nem cinco minutos pelas almas... vêem seus amigos e os próprios parentes indo para o inferno, mas nada fazem ! Erguem as mãos não hora do louvor, mas não a estendem a um necessitado... choram apenas por si próprios ! O Pai está triste, pois o amor de muitos está congelado !
Tenho procurado corações dispostos, mas só tenho encontrado corações de pedras. A quem ei de enviar ante as nações ? Onde estão os meus levitas ? A quem enviarei ? A quem enviarei ?
** Jesus olha novamente para os personagens ao fundo do palco e, mais um vez, se entristece muito... Então olha para o público a procura de alguém... Então aponta para Sandra chama-a...
Sandra: ( para o irmão ao lado ) Ei, acho que ele tá chamando você... Não ? Sou eu ? Eu mesmo ? Tem certeza ?
** Ela vai até Jesus, que lhe mostra as pessoas...
Sandra: Ah Jesus eu estou tão cansada... tô trabalhando demais Senhor; eu não tenho tempo. Olha, chama o Carlos, o pr Getúlio ( ou o nome do pr da igreja local ), eles estão melhor preparados ! Poxa Senhor, tem tanto seminarista por ai e o Senhor vai chamar justo eu ??? Eu ando muito ocupada ultimamente; é faculdade, trabalho, namorado, enfim, não dá Senhor, não dá meeesmo ! Mas eu vou orar, tá bom ? Eu vou orar e eu tenho certeza que vai aparecer alguém mais capacitado do que eu, tá ? Agora eu preciso ir porque eu tenho muuita coisa pra fazer...
Ah... o Senhor vai me dar um carro, não vai ? Eu já não agüento mais andar de ônibus, tá difícil... ( sai )
Jesus: Muitos tem corrido mas jamais alcançarão o prêmio porque correm por uma coroa corruptível... Eis que vem a hora em que os verdadeiros adoradores adorarão ao Pai em Espírito e em verdade. Aquele que quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome sua cruz, depois vem e me siga... Desperte igreja do sono da indolência... Acorde ó tu que dormes... todos os dias milhares de almas estão indo para o inferno, e o que vocês tem feito ? Eu morri por essas almas... Eu vos salvei para que anunciem o evangelho da salvação... Cadê o dom que eu vos dei ? O que vos tem feito com vosso chamado... As cortinas do céu em breve se abrirão e o que dirão ao Pai vós que tem negligenciado o chamado e escondido talento ?...
Como eles ouvirão se não há quem fale ? como crerão se há poucos corações dispostos a levar a minha palavra ? A quem enviarei ? ( 3 X )
Henrique: Senhor, o Senhor aceita um homem pela metade ?... Eu quero te servir, mas sou deficiente físico...
Jesus: mas o seu coração está inteiro meu filho, não tem problema, o que eu não quero é homens inteiros que queiram me servir pela metade, venha...
** Henrique se dirige até a frente e Jesus lhe mostra as pessoas ao fundo...
Henrique: Jesus, ( aponta para o drogado ) eu conheço aquele jovem, ele morou perto da minha casa... Aquele rapaz que está com aquela cartomante, ele precisa ouvir o evangelho Senhor, é meu vizinho... Senhor, eu quero muito ir Senhor, mas eu não sei se consigo...
Jesus: você não irá nas tuas forças meu filho, mas sim nas minhas.
Henrique: eu não sei falar Senhor...
Jesus: mas eu colocarei as minhas palavras em seu coração...
Henrique: oh Senhor, então o sr me aceita em tua obra...
Jesus: você já está aceito meu filho... e como você buscou em primeiro lugar a mim e não aos seus interesses, eu atendo primeiro os seus interesses. Eu te curo ! ( toca em sua perna e ele levanta da cadeira de rodas ) Eu coloco em ti a minha palavra ( toca-lhe nos lábios ). Derramo sobre ti a minha unção ( coloca-lhe as mãos sobre a cabeça ) e abençôo a ti e a tu descendência !
Os meus sinais te seguirão por onde quer que andares, para que os homens saibam que eu, o Senhor, fiz as coisas que não são, para confundir as que são e que escondo grande segredos aos sábios, mas revelo aos pequeninos. Eu capacito a quem eu escolher, pois não vejo como vê o homem, mas olho para o coração. Agora vai meu filho, pois eu estarei contigo...
** Henrique então vai até eles e, um a um ( individualmente ) , mostra-lhes a Palavra ( bíblia ). Eles aceitam, então Henrique aponta Jesus, eles olham e, imediatamente, caem ajoelhados, prostrados... Jesus vai até eles, os levanta e abraça ( individualmente ) e diz:
Eis que os campos estão brandos, portanto, ide por tudo mundo e pregai o evangelho a toda criatura pois, dentro em breve, o filho do homem, voltará
Dramatização missionária
TODOS - PREPARA-TE
1. - Aprende a sofrer.
2. – aprende a servir.
3. – a renunciar.
4. – Para fazeres o melhor possível é preciso estar disponível quando teu Deus mandar.
TODOS - PREPARA-TE
1- Aprende tudo quanto de bom puderes,
2- - enche tua alma de tal paz
3- – e claridade
4- - que mesmo distribuindo,
1- sem peso
2- e sem medida,
3- ainda tanto fique em tua vida
4- que te faça cantar na adversidade
1 e 2 - Enche teu coração de fé
3 e 4 - os obstáculos serão maiores que montanhas
2- de pureza,
4– tolerância
3– e luz.
1– Encontrarás flores no caminho que te espera, mas, quase sempre, para tornar suportável o peso de uma cruz.
2- Quando a ordem chegar não digas: Não quero – ao Senhor de tua vida; não digas: - não posso.
3– (Bem sabes que tudo é possível ao que crê).
4– Não digas: - espera – a uma ordem de urgência.
1– Não adianta a fuga;
TODOS - TEU DEUS TUDO.
1- Portanto, prepara-te.
2– Aprende a sofrer,
3– a renunciar,
4- aprende a servir.
TODOS – QUANDO TEU DEUS MANDAR, DEVES PARTIR, PREPARA-TE.
1- A convocação pode chegar a qualquer tempo,
2– para qualquer terra,
3– e seja como for,
4– só há uma resposta que teu Deus aceita:
TODOS – ESTOU DISPONÍVEL, EIS-ME AQUI, SENHOR.
Assinem esse documento e neguem a Cristo!
Na verdade, a polícia ia dar uma volta pelo vilarejo para fazer vigilância. Na reunião em outra igreja, a polícia chegou ao local novamente insistindo para que eles fizessem a mesma coisa: "Assinem este documento e neguem a Cristo". Paoyan enfrentou corajosamente os policiais dizendo: "Nós nunca vamos negar a Cristo, nem assinar qualquer documento".
A polícia viera à sua casa inúmeras vezes insistindo para que eles negassem a Cristo. Eles disseram ao pessoal da igreja que os cristãos da outra cidade já haviam assinado, por isso eles deveriam fazer o mesmo e assinar ou sofreriam as conseqüências. Paoyan disse-lhes: "Eu não assino. Quanto a eles, eu não sei. Se vocês não gostam de nós, matem-nos. Se morrermos nós vamos para o céu".
A polícia não pôde demovê-los de sua fé
"Não, nós não fazemos isso, não vamos matar vocês". Paoyan disse mais: "Se vocês não nos matarem, um dia nós vamos morrer de causa natural. Vocês também vão morrer um dia de causa natural. Mas vocês não vão para o céu porque vocês não têm Cristo". Isso irritou os oficiais de polícia.
As visitas policiais continuaram por vários dias, mas não conseguiram fazer os cristãos voltarem as costas ao Senhor. Finalmente, os policiais se cansaram. A intrepidez de Paoyan e da fé dos membros de sua igreja ativou o interesse de sua pequena cidade. As pessoas começaram a ir à igreja deles. Agora a freqüência chega a 270 pessoas em 37 famílias.
Aos 33 anos, Paoyan dedica-se ao Senhor; firme na fé apesar da pressão que eles recebem, tendo como arma a oração. "Quando enfrentamos problemas de muitas espécies, os líderes e os membros da igreja jejuam e oram juntos", disse Paoyan.
Programação para culto de missões
Exemplo: no mês de Maio o culto de missões será dedicado ao país chamado SUÉCIA.
Eis algumas dicas:
- adorne a igreja com bandeira do país (desenhada e colorida em uma cartolina);
- mensagem de boas vindas no idioma do país e em português: Välkommen / Sejam bem vindos;
- coloque faixas e banners com frases missionárias;
- coloque um mural de fotos do país (essas fotos podem ser obtidas facilmente na internet e gravadas em Cd, depois é só revelar);
- crie boletim informativo com breve relato de dados geográficos, modo de viver, culinária, roupas típicas, etc...;
- apresente testemunhos de crentes nativos da Suécia e de missionários que estão nesse país;
- convide pregador que tenha um real envolvimento com a obra missionária;
- as ofertas recolhidas durante o culto, devem ser destinadas ao Dep. de Missões para custear gastos como esses que estou citando por exemplo;
- os hinos cantados devem ser de temática missionária (se alguém ainda tenha coragem de dizer que em sua congragação não tem e não conhece nenhum da harpa, eis uma dica: procure letras que falem do amor de Cristo pelo pecador);
- uma grande idéia é o apresentador do culto trajar roupa típica do país (se a equipe for bem criativa, esse quesito pode ser muito bem adotado por um custo baixíssimo);
Pra "arrumar" uma roupa típica é fácil. Basta alguns metros de pano TNT e uma foto da roupa do país, aí é somente enrolar o pano no apresentador e dar alguns pontos com linha fina e pronto.
Caso necessite de chapéu: cartolina, guache, papelão, fita durex...
Meus irmãos em Cristo Jesus, usem a criatividade e façam a vossa parte da melhor maneira possível e deixa que o Espírito Santo faça o resto!
Testemunho da irmã norte-coreana Soon Ok Lee
Em 2002, em vários centros de refugiados, cristãos foram executados por sua fé a mando do regime comunista da Coréia do Norte. Ali, cristãos são considerados criminosos políticos.
Estima-se que existem mais ou menos 400 mil cristão norte-coreanos que adoram a Deus
clandestinamente.
Por 17 anos trabalhei para o partido comunista da Coréia do Norte. A pesar de minha
lealdade, fui traída por eles, que me indiciaram e em seguida me levaram presa. Depois fui levada ao centro de trabalhos forçados por 7 anos. Fui tão maltratada que meus músculos do rosto não funcionam normalmente. Era exposta a temperatura de 35°graus abaixo de 0°.
Também tenho problemas com minhas pernas. Sinto constantemente dor em todo o corpo.
No campo de concentração, muitas mulheres estavam grávidas, mas era proibido terem seus filhos. Não deixavam nascer bebês de mães cristãs. As crianças cristãs eram assassinadas.
Os bebês morriam ainda no ventre, ou, se nasciam com vida, os guardas imediatamente os matavam na frente de suas mães.
Nesses 7 anos em que fiquei no campo de concentração, vivi com mulheres cristãs que foram presas por sua fé em Jesus Cristo. Pois na Coréia do Norte é crime crer em Deus. Aos cristãos não é permitido levantar suas cabeças ou olhar para o céu. Os guardas lhes davam os trabalhos mais perigosos e pesados para fazerem. Tinham que trabalhar 17 horas por dia.
Seus corpos se consumiam.
Muitos eram presos por crerem em Jesus Cristo, mas, apesar de serem torturados, não negavam sua fé. Não existe outro lugar na terra onde os cristão sofram mais que na Coréia do Norte.
Nos últimos momentos de vida, davam as mãos e louvavam a Deus. Não conseguia entender como naquelas terríveis circunstâncias podiam cantar. Os guardas vinham e lhes golpeavam no rosto, na cabeça, para que eles deixassem de cantar. Nunca vou esquecer esses momentos de horror, em que os guardas matavam os crentes com golpes.
Em dezembro de 1992, por um milagre de Deus, fui libertada. Minha libertação foi anunciada publicamente diante de seis mil prisioneiras. As cristãs me olharam mantendo sua postura curvada, e seus olhos me imploravam falando; "Se estás livre é para falares a outros de nós". Nesses longos 7 anos vi que apesar de todo o sofrimento os cristãos não negaram a seu Deus. O mesmo Deus que me manteve viva e me levou para a Coréia do Sul. Agora quero servir a esse Deus fielmente em toda a minha vida, ainda que isso signifique que tenha que sofrer.
Dramatização missionária
TODOS - ACEITA SENHOR, UM POUCO DE NÓS MESMOS.
1.-.Daquilo que somos.
2.-.Daquilo que temos.
3.-.Daquilo que realizamos.
4.-.De tudo que pretendemos
TODOS - SIM, SENHOR, ACEITA UM POUCO DE NÓS MESMOS.
3.-.Se alguma coisa houver em nós, Senhor,
2 - alguma coisa que não te agrade,
4 - que só nos dê pavor ou, seja só maldade,
1 - vem tu, Senhor, arrancar de uma vez para sempre essa flecha do mal.
TODOS - SE, PORVENTURA, SENHOR, ALGUMA COISA EM NÓS EXISTE,
3.-.mais alegre do que triste,
2 - onde perdure a influência do teu amor, queremos dizer-te, ó Deus:
1 - Tudo isso é teu,
4 - inteiramente teu, sem qualquer restrição,
3 - teu integralmente
TODOS - INCLUINDO O NOSSO CORAÇÃO.
ACEITA SENHOR, UM POUCO DE NÓS MESMOS.
dois.-.De inteligência com que nos dotaste.
1.-.Dos talentos que nos deste.
3 - Das oportunidades de cada dia.
4 - Da nossa vida, na dor ou na alegria.
1 - Do nosso tempo, que afinal é teu.
3 - De tudo que chamamos “meu”.
4 - Do nosso próprio dinheiro.
2.-.E mais do que isso, Senhor, muito primeiro,
TODOS - A ALMA REDIMIDA NO SANQUE DO CORDEIRO.
1.-.Aceita, Senhor,
2.-.nesta festa espiritual,
2.-.nosso pretexto de estar ao teu lado, para fazer o bem e combater o mal.
4.-.nesta hora de prazer,
3 - a expressão do que há de melhor em todo o nosso ser.
TODOS - ACEITA, SENHOR,
2.-.no altar da consagração, nossa prece sincera,
1 - para que nos dês o espírito de serviço e nos aumente a fé e a aceitação.
3 - E o que temos Senhor,
2 - e o que somos,
3 - e todo o nosso ser, na sua totalidade.
4 - E lutaremos contigo.
2 - E viveremos por ti.
3 - Vencendo o próprio tempo
1 - Penetrando os umbrais da eternidade...
TODOS - ACEITA SENHOR, UM POUCO DE NÓS MESMOS.
EIS-ME AQUI, SENHOR, ENVIA-ME A MIM.
ACEITA SENHOR, UM POUCO DE NÓS MESMOS.
Arábia Saudita
De acordo com a tradição, o apóstolo Barnabé foi o primeiro a levar o evangelho à Arábia Saudita. Quando o islamismo chegou à região, já havia uma grande população de cristãos que até mesmo auxiliou Maomé durante o seu exílio. Quando o islamismo assumiu o controle, no século VII, todos os cristãos foram expulsos. Desde então, nenhuma missão foi autorizada a entrar no país. Atualmente, a maioria dos cristãos no território saudita é constituída de estrangeiros que vivem e trabalham nas bases militares ou para as companhias de petróleo. Há um pequeno grupo de cristãos sauditas não declarados, que vivem sob constante temor de serem descobertos, presos e executados. Eles encaram os novos convertidos não com júbilo, mas com medo e suspeita. Essa atitude impede o crescimento da Igreja.
Há uma Igreja constituída de cristãos estrangeiros, filipinos em sua maioria. Há também alguns cristãos do ocidente, que trabalham na Arábia Saudita. Ela opera por meio de grupos domésticos informais, nos quais os estrangeiros se reúnem. Há também alguns lugares dentro de instalações privadas que são usados como templo.
Há convertidos sauditas, mas é extremamente difícil se chegar a um número exato. Eles não estão organizados em igrejas, nem em grupos domésticos.
A perseguição
O governo não reconhece legalmente a liberdade religiosa e nem lhe dá proteção. A prática pública de religiões não-muçulmanas é proibida. No que diz respeito à política pública, o governo afirma garantir e proteger os direitos de cultos privados para todos, incluindo não-muçulmanos que se reúnem em casas; no entanto, esse direito não é sempre respeitado na prática e não está definido na lei.
A Arábia Saudita é uma monarquia islâmica sem proteção legal à liberdade de religião. O islamismo é a religião oficial e a lei exige que todos os cidadãos sejam muçulmanos. De acordo com a sharia, a conversão de um muçulmano a outra religião é considerada apostasia, um crime punível com a morte se o acusado não se retratar.
O governo proíbe a prática pública de religiões não-muçulmanas. O governo reconhece o direito de cristãos estrangeiros cultuarem em particular. Entretanto, na prática ele nem sempre respeita este direito. As pessoas detidas pela prática do culto não-muçulmano quase sempre são deportadas pelas autoridades, algumas vezes, depois de longos períodos de detenção. Em alguns casos, são também sentenciadas a açoites antes da deportação.
Os cristãos que exercem sua fé de modo particular e discreto quase nunca são incomodados. Entretanto, há problemas quando cidadãos se queixam dos cultos realizados pelos vizinhos. Alguns cristãos alegam que informantes pagos pelas autoridades se infiltram em seus grupos cristãos particulares.
Os não-muçulmanos são rigorosamente proibidos de entrar na cidade sagrada de Meca; os que ultrapassam os limites podem ser assassinados. Além disso, os cristãos da Arábia Saudita vivem sob constante risco, isso devido à atuação de radicais islâmicos que podem tentar assassinar os líderes das comunidades cristãs ou infiltrar informantes entre os membros das igrejas. O governo oferece uma recompensa equivalente a um ano de salário - um prêmio tentador para muitos - a qualquer pessoa que denunciar uma reunião cristã.
O governo não permite que clérigos não-muçulmanos entrem no país com o propósito de dirigir cultos, apesar de alguns os dirigirem em segredo. Tais restrições tornam muito difícil à maioria dos cristãos manter contato com clérigos e freqüentar cultos.
O Comitê para Promoção da Virtude e Prevenção do Vício (comumente chamada de "polícia religiosa" ou mutawwa) é uma entidade governamental e seu presidente tem condição ministerial. A mutawwa tem autoridade para deter pessoas, não mais que 24 horas, por violação dos estritos padrões de vestuário e comportamento. Entretanto, às vezes eles ultrapassam esse limite antes de liberarem os detidos para a polícia.
O proselitismo e a distribuição de materiais não-muçulmanos, como Bíblias, são ilegais. As autoridades alfandegárias costumam abrir correspondência e carregamentos à procura de contrabando, incluindo materiais cristãos, como Bíblias e fitas de vídeo. Tais materiais estão sujeitos ao confisco, apesar das normas parecerem aplicar-se arbitrariamente.
O governo restringe a liberdade de expressão e de associação e a imprensa exerce a autocensura com relação a assuntos sensíveis, como a liberdade de religião. Não há organizações não governamentais independentes que monitorem a liberdade religiosa. A linguagem ofensiva e discriminatória sobre os cristãos é vista nos livros-texto das escolas públicas, nos sermões das mesquitas e nos artigos e comentários na imprensa.
De 2005 a 2007, um médico cristão egípcio que residia temporariamente na Arábia Saudita foi mantido "refém" por causa de sua fé. O doutor Mamduh Fahmy começou a trabalhar como cirurgião no Centro Médico Albyaan Menfhoh, de Riad, em 2004. Imediatamente, ele se tornou alvo de colegas muçulmanos que repetidamente lhe pediam para que abraçasse o islã, um convite que o médico sempre recusou, sem esconder a fé cristã que mantinha. Em 2005, a muttawa confiscou seu passaporte e vários de seus pertences, e as autoridades tardaram em permitir que ele voltasse ao Egito. Até que ele conseguisse isso, foi insultado publicamente e chegou a ficar preso vários dias.
Motivos de oração
1. A Igreja sofre em função das relações pouco amistosas com o islamismo. Ore pelo retorno das boas relações entre os líderes islâmicos e os cristãos, o que permitiria a entrada de mais trabalhadores cristãos no país.
2. Os trabalhadores estrangeiros não podem realizar cultos. No entanto, realizam-se muitas reuniões secretas e clandestinas que o governo finge ignorar. Ore para que as reuniões realizadas por esses pequenos grupos continuem a ser toleradas e sejam uma fonte eficaz de testemunho e comunhão.
3. Os muçulmanos convertidos ao cristianismo são vítimas das piores punições. Um saudita convertido ao cristianismo é considerado um apóstata e pode ser punido com a pena de morte. O rei mantém uma polícia religiosa secreta extremamente comprometida com a manutenção da tradição islâmica. Os muçulmanos que se interessam pelo cristianismo enfrentam severas conseqüências, entre as quais a mais branda é o completo isolamento de familiares, amigos, colegas de trabalho e da própria sociedade. Ore e peça que Deus dê coragem aos novos convertidos, capacitando-os a enfrentar a perseguição pelo amor ao evangelho.
4. A Igreja não pode evangelizar. A literatura cristã é terminantemente proibida e visitantes não muçulmanos não podem adentrar os limites da cidade sagrada de Meca sob pena de condenação à morte.
5. Asiáticos cristãos sofrem duras conseqüências por suas atividades. Cristãos filipinos, em particular, têm sido bem sucedidos em seus testemunhos. Eles chegam ao país para trabalhar em empregos humildes, como cozinheiros e empregados domésticos, e têm conseguido evangelizar seus empregadores com êxito. Ore pela segurança destes trabalhadores asiáticos e pelo sucesso de suas tentativas evangelísticas.
comida árabe
Bolinho de Grão-de-Bico (Falafel)
Bolinho:
1 (sopa) de cebolinha verde picada
½ (chá) de coentro em pó
1 (chá) de cominho em pó
1 (chá) de pimenta síria
1 (sopa) de fermento
1 (chá) de sal
½ de salsinha picada
1 de grão-de-bico
3 dentes de alho amassados
1 batata ralada bem fininho
1 cebola grande picada
Molho de gergelim:
1 (sopa) de suco de limão
1/3 de tahine
½ de água
1 dente de alho amassado
sal a gosto
óleo para fritar
Bolinho:
Lavar bem o grão-de-bico e deixar de molho, de um dia para o outro, trocando a água a cada 3 horas. No dia seguinte, escorrer e transferir para um pano limpo. Fechar as pontas e esfregar sobre uma superfície lisa, para retirar a pele. Passar pelo processador e juntar os demais ingredientes. Misturar até obter uma massa homogênea. Umedecer as mãos e fazer pequenos bolinhos. Fritar em óleo quente até dourarem.
Molho de gergelim:
Colocar todos os ingredientes numa tigela média e misturar até obter uma pasta rala. Servir com os bolinhos quentes ou frios.
Comida coreana
Atualmente, os cachorros viraram membros das famílias coreanas, assim como no Ocidente. A prática de degustar a carne canina vem decaindo nas Coréias. Atualmente, a carne de cachorro vem cozida dentro de uma sopa, com vegetais, e servida com mais incidência no interior do país de origem.
Os pratos coreanos não são complicados de serem feitos. Comparando com a cozinha japonesa e a chinesa, nas Coréias não utilizam tanto óleo quanto os chineses, mas se cozinha os alimentos mais do que os japoneses. A culinária coreana é conhecida por ser muito apimentada e temperada. Os ingredientes mais utilizados são o alho, cebolinha verde, gengibre, molho de soja, molho de pimentão, óleo, pimenta vermelha, sementes de gergelim e o vinagre.
Panquecas, massas, frutos do mar, risotos, Pajeon (legumes e frutos do mar fritos), pratos com macarrão, Sundae (salsicha recheada com feijão e vegetais), Ramyeon (lámen - macarrão com ervas e legumes - com carne de porco ou peixe) e o Gimbap (uma espécie de sushi feito com arroz, alga, legumes e omelete) são pratos muitos apreciados entre os coreanos.
Porém, a base de qualquer refeição é composta por arroz, sopas e o tradicional prato Kimchee. Na mesa, além da trinca básica, existem os banchans, diversas tigelinhas com vegetais, temperos e pequenas frituras. Em restaurantes, os banchans geralmente são repostos gratuitamente.
As sopas são geralmente feitas com legumes e vegetais, carnes, peixes ou frutos do mar. Uma pasta de pimenta temperada e misturada com vinagre, açúcar, peixes e frutos do mar também é muito apreciada.
O prato mais conhecido na culinária coreana é o Kimchee, alimento que estimula o apetite e é rico em fibras e vitamina C. Feito com quase todos os vegetais, o Kimchee tem mais de 150 maneiras diferentes de ser preparado. O prato é uma conserva de vegetais, feito geralmente com acelgas. O Kimchee é um alimento muito apimentado, pois contém pimenta vermelha em pó ou em pasta.
A culinária coreana consiste em uma dieta saudável, à base de nutrientes sem muita gordura. Para saciar a sede, os coreanos bebem chá, servido muito quente no inverno e muito gelado no verão.
Etiqueta:
- Cada pessoa possui sua própria tigela de arroz e de sopa.
- Na etiqueta coreana, não ergue a tigela ao comer, uma prática feita na culinária japonesa e chinesa.
- Os coreanos utilizam tesouras em suas refeições. São utilizadas para cortar costelas, assados e grandes fios de macarrão.
- Quando for degustar fatias grelhadas, segure a alface aberta, na mão esquerda. Com o hashi, coloque o arroz, a carne e os temperos, como se estivesse montando um sanduíche. Enrole com as mãos e aí sim, coma.
- Para os coreanos, muita conversa entre as refeições traz má sorte.
- Na culinária coreana, o principal objetivo na refeição é matar a fome ao invés de saborear a comida.
- A tradição coreana diz que não podem faltar três cores na mesa: o branco (o arroz), o vermelho (a pimenta) e o verde (as verduras).
Quem sua mão ao arado já pôs, constante precisa ser!
Por hoje ser sábado, quero dedicar esse post para falar sobre o que me levou a fazer um blog desse tipo e detalhar melhor meus objetivos;
Desde pequeno fui uma pessoa apaixonada por missões, não perdia um culto sequer; gostava de ouvir testemunhos, notícias, relatórios, ver as fotos de missionários nos campos dentro do Brasil e no exterior.
Com o passar do tempo fui me envolvendo mais até o ponto do pastor Dario (é meu pastor, amigo e pai) me nomear como auxiliar do dirigente do culto de missões na congregação da IEADM no bairro Satélite Íris I em Campinas/SP.
Minha função seria apresentar notícias e testemunhos dos missionários; apresentar fotos e algumas outras coisas que fossem capaz de prender a atenção dos irmãos no que se refere à maior paixão de Cristo: os perdidos no mundo afora.
E para isso passava horas e mais horas pesquisando na internet. Ora encontrava algo aqui, ora encontrava mais um pouco ali em um outro site. Assim perdia muito tempo.
Então decidi criar esse blog para auxiliar pessoas que atualmente vivem as mesmas "dificuldades" que vivi.
Aqui terá toda semana a descrição de um país, apresentação de slides com fotos dele, fotos das roupas típicas que eles vestem, fotos e sendo possível receitas das comidas típicas também; além disso dicas de como organizar uma secretaria de missões, modelo de estatuto, dicas de como fazer funcionar uma secretaria, como organizar um culto, um seminário, um simpósio, conferência, peças e jograis, hinos populares cantados nos países e testemunhos de missionários.
Tudo isso poderá ser copiado gratuitamente sem a necessidade de me avisar. Peço somente que se possível cite a fonte e orem por mim para que Deus me ajude nesse projeto e que eu possa servir mais aos amados irmãos e irmãs.
Deus em Cristo vos abençõe poderosamente,
Bom fim de semana a todos
Realizando conferências e cultos missionários
Para que a chama missionária não se apague é necessário que a Secretaria de Missões esteja sempre colocando os gratinhos na fogueira de missões. E uma boa maneira de fazer isto é através da realização de Conferências e Cultos Missionários. Abaixo falaremos brevemente sobre cada um deles:
CONFERÊNCIA MISSIONÁRIA - Geralmente é realizada uma vez no ano e deve ser feita com objetivos claros e específicos, e não como mais uma festa da Igreja Local. Foram em conferências missionárias que muitas chamadas foram confirmadas, e outros foram despertados para um maior envolvimento com missões. O que fazer para se promover uma conferência missionária?
1) Convidar preletores que tenham uma verdadeiro envolvimento com missões - isto é essencial se você quiser ter uma verdadeira conferência MISSIONÁRIA. Caso não conheça nenhum você pode pedir ajuda as Agências Missionárias. A SEMIPA realiza estes trabalhos em várias igrejas;
2) Se possível, trazer missionários para enriquecer a conferência com suas experiências e testemunhos;
3) Apresentação de jograis, peças ou coreografias missionárias. Deve-se ter o cuidado de que estas dramatizações tenham realmente um fundo missionário, de preferência destacando os povos não alcançados, e que contribuam para o ambiente espiritual do culto;
4) Ornamentação da igreja com bandeiras de países, cartazes com fotos e dizeres missionários, para que o conferencista possa ver missões para todo lado que olhar;
5) Os hinos devem ser missionários. Conferência missionária não é uma ocasião propícia para se trazer muitos cantores, pois o principal são os testemunhos dos missionários, a projeção de informações e a preleção. Os cantores devem ser poucos e que tenham hinos missionários para não desviar a atenção do culto do seu propósito principal, que é louvar ao Senhor e promover despertamento missionário;
6) Promover a arrecadação de recursos para a obra missionária. Esta ocasião é propicia para o propósito de fé, que é uma oferta especial a ser paga em um ou mais meses. Também se pode vender comidas, artigos missionários e outros como meio de arrecadar mais recursos para missões;
7) Estar sensível a voz do Espírito Santo, no tocante a confirmação de chamadas missionárias.
CULTO MISSIONÁRIO - Pode ser realizado uma vez por mês ou mais, mais nunca menos, isto se realmente estamos levando missões a sério. Através do Culto Missionário a chama de missões estará sempre crescendo na Igreja Local. O que fazer para se promover uma culto missionário?
1) Como na Conferência Missionária, trazer pregadores que tenham um real e profundo envolvimento com missões, senão você terá um culto tudo, menos um culto missionário;
2) Se possível, trazer missionários que estejam vindo ou se preparando para ir ao campo missionário;
3) Apresentação de jograis, peças ou coreografias missionárias, seguindo o exemplo da Conferência Missionária;
4) Ornamentação da igreja com bandeiras de países, cartazes com fotos e dizeres missionários. Se possível devem ser permanentes;
5) Os hinos devem ser missionários. Para isto é bom lembrar os conjuntos previamente para que estejam preparando hinos que venham contribuir para aumentar a chama missionária;
6) Na minha opinião, toda a oferta alçada deste culto deveria ser destinada a missões. A Igreja Local já tem vários dias para recolher ofertas para si mesma e esta com certeza não lhe fará falta nenhuma. Também é uma oportunidade para ver se alguém ainda não tem seu carnê missionário e desafiá-lo a pegar o seu;
7) Estar orando durante o culto por motivos missionários, sejam por países, missionários e o que mais o Espírito Santo o orientar. E seria bom que isto acontecesse em todos os cultos, mesmo aqueles que não são missionários. Durante os demais cultos poderia se reservar 10 minutos para es
estarem apresentando e orando por estes motivos missionários.
Coréia do Norte
(Classificação por perseguição: Primeiro lugar, Categoria: severa)
Localizada na metade setentrional da Península da Coréia, no leste asiático, a Coréia do Norte é caracterizada por altas montanhas separadas por vales estreitos e profundos. Densas florestas cobrem cerca de dois terços do país.
A população coreana é de aproximadamente 23 milhões de pessoas. Uma parcela de 33% desse total possui idade inferior a 15 anos, enquanto mais de 60% dos habitantes vivem em áreas urbanas. A expectativa de vida é de 63 anos. Etnicamente, a população norte-coreana é constituída quase que totalmente por coreanos (99%). Há um pequeno número de chineses e japoneses. Tal situação - similar à realidade sul-coreana - permitiria que o evangelho se difundisse rapidamente no país, ainda que enfrentasse algumas barreiras culturais.
A história recente da Coréia do Norte tem sido bastante sofrida. A Coréia foi dividida em dois países logo após a II Guerra Mundial, como uma conseqüência da Guerra Fria. Antes disso, porém, o país foi ocupado pelo Japão por 35 anos, entre 1910 e 1945. Em junho de 1950, tropas norte-coreanas invadiram a Coréia do Sul em uma tentativa de unificar o regime comunista. O conflito armado durou três anos e culminou com a vitória sul-coreana, tendo causado sofrimentos significativos à região. A zona desmilitarizada entre os dois países continua sendo uma das áreas mais fortificadas e impenetráveis do mundo. A guerra quase irrompeu novamente no fim da década de 90, mas foi evitada graças a esforços diplomáticos. Não obstante, ainda há grande tensão entre as duas Coréias.
Atualmente, a Coréia do Norte é um Estado comunista controlado ditatorialmente por um homem - o presidente Kim Jong Il. A nação permanece fechada para o mundo exterior, porém as dificuldades econômicas e a fome crescente geraram alguma abertura, especialmente para ministérios de cunho social.
A economia norte-coreana é pobre e o trabalhador ganha em média apenas US$ 900 por ano. Mais da metade (64%) da força de trabalho atua na indústria e serviços. Quase 100% da população é alfabetizada e tem acesso à educação. Apesar de alguma modernização, a fome ainda é um problema social. Problemas sistemáticos, como a ausência de solo cultivável, a existência de fazendas coletivas e a falta de tratores e combustível, têm levado a Coréia do Norte a uma seqüência de períodos de escassez de alimento. As enchentes que ocorreram no verão de 2006, seguidas pelo tempo seco do outono, iniciaram o 13º ciclo de fome.
Há abertura para organizações humanitárias atuarem a fim de aliviar a fome da população. Mas, apesar disso, a população continua mal nutrida - 36% dela é subnutrida. Isso acontece parcialmente por causa da corrupta liderança das forças militares. Eles interceptam muitas cargas de alimento e desviam-na aos seus soldados. O próprio presidente Kim Jong Il disse , certa vez, que só precisa que 30% da população sobreviva.
Quase 70% da população não professa nenhuma religião. O restante segue crenças asiáticas como xamanismo, confucionismo ou budismo. A Coréia do Norte tem sido profundamente marcada por um "culto à personalidade" que elevou o falecido ditador King Il Sung à posição de deus. O governo utiliza severos controles para incutir essa ideologia sobre cada cidadão, que inclui o culto a Kim Il Sung e a seu filho Kim Jong Il, o atual presidente. Todas as religiões contrárias a esta ideologia são proibidas.
A Igreja
Menos de 2% da população é cristã, apesar de o cristianismo ter uma longa história na região. Antes da guerra, o país era palco de um reavivamento. A capital, Pyongyang, abrigava quase meio milhão de cristãos, constituindo na época cerca de 13% da população. Após a guerra, muitos cristãos fugiram em direção ao sul ou foram assassinados.
Atualmente, há três igrejas na cidade, mas elas são basicamente "igrejas de fachada", servindo à propaganda política. Quase todos os cristãos na Coréia do Norte pertencem a igrejas não registradas e clandestinas. O culto dos cristãos norte-coreanos modernos constitui de um encontro "casual" de dois ou três deles em algum lugar público. Lá eles oram discretamente e trocam algumas palavras de encorajamento.
A perseguição
A perseguição aos cristãos foi intensa durante o período de dominação japonesa, especialmente devido à pressão exercida pelos dominadores para a adoção do xintoísmo como religião nacional. Desde a instalação do regime comunista, a perseguição tem assumido várias formas. Em um primeiro momento, os cristãos que lutavam por liberdade política foram reprimidos. Depois, o governo tentou obter o apoio cristão ao regime, mas como não teve êxito em sua tentativa, acabou por iniciar um esforço sistemático para exterminar o cristianismo do país. Edifícios onde funcionavam igrejas foram confiscados e líderes cristãos receberam voz de prisão. Ao serem derrotados na Guerra da Coréia, soldados norte-coreanos em retirada freqüentemente massacravam cristãos com a finalidade de impedir sua libertação.
Ser cristão é perigoso na Coréia do Norte - por isso o país ocupa, pelo sexto ano consecutivo, a primeira posição na Classificação de países por perseguição. O Estado não hesita em torturar e matar qualquer um que possua uma Bíblia, esteja envolvido no ministério cristão, organize reuniões ilegais, ou até que tenha contato com cristãos (na China, por exemplo). Os cristãos que sobrevivem às torturas são enviados para os campos de concentração. Lá, as pessoas recebem diariamente alguns gramas de comida de má qualidade para sustentar o corpo que trabalha por 18 horas. A menos que aconteça um milagre, ninguém sai desses gigantes campos com vida.
Em setembro de 2007, a revista Newsweek destacou o drama dos cristãos norte-coreanos. Um desertor, Son Jong-nam, converteu-se quando fugiu para a China, onde conheceu um grupo de missionários cristãos. Após certo tempo, ele voltou ao seu país como missionário. Lá, foi detido e acusado de ser espião. Atualmente, ele está no corredor da morte em Pyongyang.
Son cresceu em boas circunstâncias por ser filho de um alto oficial. De acordo com a Newsweek, a esposa dele, grávida, perdeu o bebê depois de ter sido espancada durante um interrogatório na Coréia do Norte, por ter criticado o controle de alimentos de Kim Jong-Il.
Desde o final do século 19, cerca de cem mil norte-coreanos mantêm a fé cristã clandestinamente, segundo cálculos da Newsweek. Até mesmo Kim Il-Sung, o primeiro ditador da Coréia do Norte, falecido recentemente, veio de uma família cristã devota.
De acordo com missionários, os cristãos norte-coreanos mantêm suas Bíblias enterradas nos quintais, embrulhadas em plásticos. Alguns pastores na China oram por doentes e pregam através de interurbanos feitos por telefone celular, segundo a reportagem. Tudo isso num intervalo de tempo que vai de cinco a dez minutos. Os "cultos telefônicos" têm de ser rápidos, e muitas vezes são interrompidos bruscamente, porque a Coréia do Norte usa rastreadores para localizar os telefones.
Motivos de oração
1. Louve a Deus pelo crescimento da Igreja e pela capacidade dos cristãos norte-coreanos de divulgar o evangelho mesmo sob rígidas restrições. Ore para que novas oportunidades de evangelismo sejam descobertas.
2. A situação atual é terrível, mas Deus está usando esse sofrimento para o bem. Portas estão se abrindo para o evangelho à medida que o governo torna-se cada vez mais favorável a aceitar os ministérios cristãos de ação social e humanitária. Ore para que esta pequena abertura na esfera governamental possa expandir-se rapidamente.
3. O povo sofre com a obrigação de cultuar os líderes do país. Ore para que o vazio dessa falsa religião torne-se evidente e para que os norte-coreanos busquem o Deus verdadeiro.
4. Organizações missionárias voltadas para a Coréia prosseguem em sua preparação. Louve a Deus pelo grande volume de recursos que está sendo disponibilizado para ajudar a Coréia do Norte. Ore para que as organizações missionárias encontrem formas de realizar seu trabalho nos dias de hoje. Ore também para que estas organizações estejam preparadas para agir conjuntamente quando as portas do país se abrir para o exterior.
5. Os cristãos coreanos sofrem com a falta de Bíblias. A maioria dos cristãos não possui sua própria Bíblia e muitos não têm sequer acesso a uma. Ore para que ministérios cristãos consigam suprir o país com Bíblias. A maioria das Bíblias tem que ser contrabandeada e equipes de entrega continuam sendo necessárias.
Cinco meses de vai-e-vem no SINE
É a entrada da Amazônia-sudeste; por isso é conhecida como "Portal da Amazônia".
Todo mundo que entra no Estado de Rondônia vindos do Mato-Grosso, tem que passar por Vilhena (é a única entrada) seja pela BR-364 ou pela BR-174. A entrada é aqui.
É uma cidade pequena, tem uma população de quase 80 mil habitantes, porém rica. É a segunda mais rica do Estado, atrás somente de Porto Velho, que é a capital.
Tem algumas indústrias, um comércio em desenvolvimento (onde as coisas que são absurdamente caras) e fazendeiros donos de grandes terras de soja e caminhonetes importadas.
Uma das coisas mais difíceis que foi para conseguir aqui, foi um emprego. Dias após dias eu corria até a agência do SINE atrás de alguma oportunidade; assim foi durante cinco meses.
Nesse tempo, eu conheci uma jovem da igreja que rapidamente me encantou. Era ela a resposta de Deus às minhas orações que já durava cinco anos.
Começamos a namorar no mês de Março e lembro bem que nos dias em que a via, ela me perguntava "o que tens feito hoje?" e eu sempre dizia: fui ao SINE.
Comecei a sentir algumas provas da parte do Senhor e aprendi muito com elas.
Sempre orando, buscando, pedindo a Deus um emprego pois já estava cansado de tanto SINE na minha vida, Ele respondeu...
Em um sábado (19 de julho de 2008), o irmão Miltinho veio até em casa me procurando e disse que na fábrica onde trabalhava estava precisando de funcionários e se eu quisesse um emprego ele me levaria nela no domingo bem cedo.
Sete horas da manhã já estávamos saindo de casa de bicicleta e indo para a fábrica.
Chegando lá conversei com o gerente e ele me explicou que se tratava de uma fábrica de óleo e falou dos setores que precisava de pessoal e as funções, salários, horários e no final perguntou se eu queria trabalhar:
- Claro que sim!
- Se precisar, trabalha aos domingos?
- Sim!
- Pode ser hoje?
- Pode!
- Então vem ao meio-dia e traga a carteira de trabalho.
Cinco meses de tanta correria chegava ao fim.
*************************************************************************************
Nos próximos posts irei tratar sobre meus últimos 7 meses na cidade.
Orem por mim, e eu estarei orando por vós!
Vidas e Sonhos - II
A igreja passava por problemas difíceis, porém aos poucos Deus foi dando a solução pra todos eles e ela torna a caminhar.
Ainda em 2007, pastor Dario adquire para a igreja um lote medindo 10x20 mts em um loteamento novo.
**************************************************************************************
Já em 2008...
11 de Janeiro. Cheguei da cidade de Campinas, vindo de férias e pretendia passar uns 20 dias em Vilhena. (nos próximos post eu pretendo descrever como foi a viagem).
No periódo em que permaneci aqui, a igreja foi alvo de tentativa de roubo por duas vezes; na primeira o ladrão levou um tocador de Cd e na segunda acordamos no momento em que ele tentava arrombar a janela de madeira.
Dias depois o indivíduo foi preso e tudo se resolveu com a mais perfeita tranquilidade.
Quando estava prestes para retornar à Campinas, revelei aos irmãos o desejo de morar em Vilhena, porém iria orar e pedir a Deus a confirmação.
4 de Feveiro. De volta à Campinas, de volta à cidade grande, de volta aos barulhos insurdecedores de carros, pessoas, de volta à "poluição auditiva-sonora-visual". Enfim...de volta a minha vida.
Quando voltei a trabalhar, comecei a sentir um aperto dentro do peito...de repente via aquela cidade como um lugar que já não era mais pra mim estar ali. Acho que chamarei isso de "SÍPESONACIGRA - SÍndrome de PEssoa SOzinha NA CIdade GRAnde".
Nos cultos orava com uma certa amargura dentro de mim, as noites passava em claro e aos poucos tentava ter uma vida normal.
Incensantemente orava e falava com Deus do meu desejo de ir embora para Rondônia, para junto da minha família, e lembrava do chamado que Deus tinha comigo para a missão.
No culto de missões estava sentado no último banco da fileira esquerda da igreja no Satélite Íris e ali ouvi Deus falar comigo; Ele usou o pregador e disse: - Você tem orado a mim e pedindo confirmação se deve ir? Já te chamei faz tempo e eu te enviei, não demores, firme tuas bases e vá!
Naquele instante meus amigos e o pessoal com quem eu morava (Irmã Chaga, Jarder, Jonas, Thiago) olharam para mim com um sorriso de "adeus". Devolvi o sorriso e com a mão deu um tchau.
Uma semana depois, estava de volta em Vilhena e agora era em definitivo.
Por enquanto é só. No capítulo 3, irei tratar do meu primeiro ano na cidade e no capítulo 4, das 3 viagens (Campinas-Vilhena, Vilhena-Campinas e finalmente Campinas-Vilhena)
Vidas e Sonhos - I
Não imaginava deixar para trás amigos, parentes, uma cidade onde eu gostava de morar, um bom emprego, um ótimo salário e ir...embora!
Pois é...a Bíblia diz que os sonhos e os pensamentos de Deus estão muito mais acima dos nossos.
O que eu queria era ali fazer a minha vida, construir meus sonhos, meus "castelos"...mas não foi o que aconteceu.
No ano de 2006 meu pai (pastor Dario) recebeu o convite para ir para o Estado de Rondônia, dirigir a igreja na cidade de Jaru.
Isso me pegou desprevenido, de calças curtas...não queria em hipótese alguma ir para um lugar onde segundo meu modo de ver só existia "mato".
Nos dias em que essa notícia pairava dentro de casa, lembro que minha mãe até brincou comigo:
- Eh Anderson, quero ver o dia em que você vai chegar no véio e pedir a mão da princesinha rondoniense em casamento. (risos)
- Eita mãe....acho difícil isso acontecer porque eu não quero ir e não vou.
Devido à problemas de saúde de um tio meu (hoje ele dorme no Senhor), e insistência de meus avôs para que meu pai não fosse, ele desistiu e de certo modo ficou chateado.
Passado dias...o ministério o transferiu para a cidade de Hortolândia, bem próxima de Campinas, para dirigir a congragação do Nova Hortoândia; alguns meses ali, foi levado para dirigir a casa de recuperação "Desafio Jovem O Semeador".
Enquanto essas mudanças aconteciam, eu ia planejando meu futuro por ali mesmo.
Depois de meses na direção da casa, fomos transferidos novamente para a congregação do Jardim Roseira.
Não demorou muito e percebemos que nossa estadia ali seria curta.
Problemas envolvendo a direção do ministério, brigas, rebeliões e divisão.
Resultado disso: muitos até hoje estão desviados!
Quando a poeira começou a baixar, o pastor presidente apresentou ao meu pai primeiro e depois a todos nós a necessidade da igreja: Vilhena.
Vilhena... é uma cidade rondoniense e precisa urgente de uma nova direção.
E fomos nós os escolhidos.
Eu não pretendia mudar, pois tinha meu emprego. Mas sempre pensava se isso não fosse o chamado de Deus em minha vida para a missão.
A data de mudança estava marcada para Outubro de 2007, logo após as festas de jovens do Jardim Telesp (que foi uma benção).
*************************************************************************************
17 de Outubro de 2007, chega em Vilhena uma caravana de Campinas composta pelos pastores José dos Santos, Luciano Odon e esposa e pelo meu pai, minha mãe e minha irmã Angela.
Minha família ficou na cidade e o resto prosseguiram viagem até o Acre.
Nesse lugar experimentamos o agir de Deus mais uma vez em nossas vidas de forma sublime e gloriosa.
...mas isso é outro capítulo!